13 de jul. de 2012

Divas do Rock - Siouxsie Sioux


Siouxsie Sioux 
Susan Janet Ballion, nasceu em 27 de maio de1957 na Inglaterra. Ela é mais conhecida por ser a vocalista e lider do grupo Siouxsie and the Banshees, que esteve na ativa de 1976 até 1996. Siouxsie é considerada uma das cantoras britânicas mais influentes de sua era, por isso também aparece aqui no blog!
Siouxsie cantou com vários famosos, como Morrissey (The Smiths) e John Cale (The Velvet Underground) e em 2000 começou sua carreira solo. Enquanto esteve com os Banshees gravou onze discos e teve várias músicas de sucesso como: Hong Kong Garden (uma de minhas preferidas!), Happy House, Peek-a-boo e Kiss them form me. Suas maiores influências foram, David Bowie, Lou Reed e Iggy Pop and The Stooges.
Aos 17 anos abandonou o colégio e durante esse período começou a frequentar as discotecas gays. Nessas danceterias ficou sabendo de uma nova banda: os Sex Pistols. A partir do momento que viu a banda tocar, decidiu que ia seguí-los durante um tempo. Siouxsie logo ficou conhecida na cena londrina por causa de seu estilo punk/gótico: a make sempre presente de cat-eye, baton vermelho, cabelo colorido e espetado e suas roupas negras.
Em meados da década de 1970 Siouxsie e seu amigo Severin decidiram formar uma banda. Entraram no concurso 100 Club Punk Festival. Sem mesmo saber nenhuma música ou tocar instrumentos os dois enfrentaram o concurso: enquanto Severin improvisava Siouxsie recitava poemas. A performance dos dois durou pelo menos 20 minutos! 
O Crítico Jon Savage (que estava presente) escreveu boas palavras sobre a garota, que para ele era "diferente de qualquer cantora de antes ou de então, totalmente moderna". Siouxsie abria assim uma nova era para mulheres na música.
Em 1976 Siouxsie aparecia publicamente junto aos Sex Pistols no programa de televisão The Bill Grundy's show. Durante o programa o apresentador perguntara a Siouxsie como ela estava ao que ela respondeu: "Feliz, porque sempre quis conhecê-lo!". Grundy (o apresentador) estava bêbado e sugeriu que os dois se encontrassem depois do programa. Isso levou o guitarrista dos Pistols Steve Jones a dizer uma chuva de palavrões nunca ouvidos antes num programa ao vivo. 
O episódio criou furor e foi coberto por vários tablóides. O Daily Mirror (um dos mais famosos) abriu seu jornal com a matéira "Siouxsie's a punk shocker" (algo como Siouxsie é uma agitadora). O evento teve grande repercussão, deixando mal a imagem dos Pistols. Após o incidente, Siouxsie decidiu parar de ver a banda e se focar somente na sua: Siouxsie and the Banshees. Desde seu início, um estouro!

Nenhum comentário: