6 de ago de 2011

Festival Mode & Design Montréal 2011



Então meus queridos... fiquei fora uma semana, mas voltei com uma delícia: o Festival Mode & Design Montréal 2011! Yiiiiiii!


O projeto foi criado em  2001 pelo grupo Sensation Mode e consiste num evento de 4 dias, que como o próprio nome diz, une moda e design avant-gard de estilistas nativos e convidados.






Mais que um showcase para as tendências, o FMDM, celebra a moda de maneira bastante interessante: como o festival acontece no meio do verão, os coordenadores resolveram levar os desfiles para as ruas, de maneira que qualquer transeunte pode parar e apreciar os desfiles nas passarelas a pleno céu aberto.







Outra coisa muito bakana (e bem diferente do modelo brasileiro) é que o festival é feito para que QUALQUER pessoa possa participar. Primeiro: não existem filas gigantes para pegar ingressos e nem essa de chegar uma hora antes do desfile. Você chega, encontra um bom lugar e pronto. 




Os desfiles acontecem em horários alternativos, começando sempre na hora do almoço (12:15). Depois, acontece um grande intervalo, feito estrategicamente para que você possa passear pelo local, fazer compras, ouvir boa música e conhecer o Centre Eaton, o distrito da moda de Montréal. 



Depois, os desfiles voltam a acontecer, mas somente no final do expediente, por volta das 17:00, porque as pessoas também trabalham, né?! Os coordenadores misturam música ao evento e normalmente ocorrem shows com 1 hora de duração (por volta das 19:00), antes do desfile principal do dia.




E haja gente pra fazer produção nesse mega evento! Uma cabine enorme para os Dj's , um caminhão pro pessoal de maquiagem e cabelo... e até quem não é modelo pode curtir um make-tendência! É só chegar que as moças nos carros-estúdios nos deixam lindas!




É coisa que não acaba. Além das duas passarelas (uma principal e outra secundária) e toda a parafernália para fazer a coisa acontecer, existem stands com trabalhos de designers selecionados (vou fazer um post só deles) e outros como o stand da Maria Antonieta. Me apaixonei por este, que tinha réplicas das roupas do período... e com detalhes super legais!



Outro Stand bakana é o de moda ecológica, que tinha roupas feitas em papel. Os resultados são no mínimo interessantes!

Bom meus queridos! É isso. Amanhã posto mais sobre o evento que acaba hoje. Deixo um beijo grande e saudoso de todos por ai! Até mais!


6 comentários:

Ana Lúcia Bahia disse...

Lets, que bacana vc estar aí justo na época desse festival!!! Adooorei o stand Maria Antonieta, posta mais fotos dele!!!! E esse distrito de moda daí, eh legal? Conta mais!!!!

Letícia Uesugi disse...

Então AnaLú, o Festival é bem bakana e muito intenso. Não consegui ir todos os dias, mas fui na sexta que foi o penúltimo dia e vi um desfile maravilhoso e histórico. Roupas da década de 50 até hoje! Lindo. Vou fazer um post sobre ele. Acho que vai adorar! Depois te mando mais fotinhas! beijos!

Janaína Santos disse...

Muito legal o festival!!!
O post ficou muito legal!!!
Bjs

Carol Ribeiro disse...

Adorei o festival também!! Incrível! Tbm tenho um blog sobre moda. Vc tbm mora em Montréal? Vamos trocar informações! abraços!

Carol Ribeiro disse...

www.lamodeon.blogspot.com Valeu!

Letícia Uesugi disse...

Então Carol, ainda não estou em Montréal... devo chegar em novembro (no frio já)... estava ai no verão de férias! Mas com certeza quando chegar podemos até nos encontrar! Vai ser bom ter mais amigas! Beijos