13 de abr. de 2011

Festival de Teatro de Curitiba II - De dentro pra fora



Olás pessoas queridas!
Eu sei que tinha prometido pro findes falar e mostrar os bastidores que vi do Festival de Teatro de Curitiba... mas o findes acabou comigo de novo. Voltamos somente no domingão, cheguei em BH já de tarde... e ainda fui ajudar minha cunhada (que foi quem cedeu o carro pra me buscar no aeroporto) a fazer mudança de colchão... Então já viram, né? A podreira reina: estou totalmente cansada, dolorida, com o sono atrasado e tudo mais. Mas é isso ai! Coca Cola, né?!

O dia-a-dia de uma editora de vídeo em viagem não tem muito glamour:  normalmente é mais dentro do quarto de hotel, recebendo matérias e editando até tarde da noite. Mas de vez em quando, rola uma escapadinha do calabouço para vislumbrar estrelas... e sempre é tudo de bom!

Eu pude acompanhar duas ótimas entrevistas ocorridas durante este festival. A primeira delas, com Dan Stulbach e Danton Melo. A segunda, uma matéria graçinha com Guta Stresser, a querida "Bebel" de "A Grande Família".

Super produção de Daniel Helvécio e reportagem ótima de Fernando Tibúrcio, a matéria sobre "o trabalho do ator" foi uma matéria feita dentro de outra, sobre o espetáculo "Os 39 Degraus", em que Danton e Stulbach atuam. No início, dava a impressão que seria mais uma matéria com artistas "globais", tipo "10 minutos e pronto". Mas não foi isso: grande Tiba (o repórter), deu a volta nos meninos e fez eles falarem! Foi uma entrevista cabeça, várias discussões e falas sobre cinema e teatro, a questão do ator contemporâneo, as histórias de vida... Danton foi uma graça e deu total espaço para o papo muito cabeça de Stulbach. Em seus momentos, falou da peça "Os 39 Degraus" com muito entusiasmo, elogiou seu colega de cena. Contou-nos sobre sua preparação e como começou no teatro, sempre muito educado. No final, lá estava Dan dizendo que "os mineiros são mesmo muito especiais", ao que Danton fazia graça e reverência agradecendo... elogios ao repórter e sua equipe (chiliquinhooooo). Já na saída, Stulbach, meio seco, soltou-me um "Tchau" com sua voz grave e o gracinha do Danton chegou para dar beijinhos * PAUSA PARA O MOMENTO CHILIQUINHO INTERNO * (hiiiiiiiiiiiii)... e foram 3! Um pra lá, um pra cá e um pra lá de novo... bem mineiro "mes". Ai, ai viu?! =D

A segunda matéria foi com Guta Stresser, curitibana de origem, que era uma das chaves de ouro do festival. "As próximas horas serão definitivas" foi uma das boas pedidas do fim do festival. Nela, um casal em relacionamento a oito anos, tem que fazer novas escolhas para manterem-se juntos após um assassinato. Contou-nos sobre como é ser curitibana e estar de volta a sua querida "aldeia", Curitiba, onde tudo começou. Falou do sucesso da série "A grande família" e de sua carreira nos palcos e nas telonas do cinema.
Foi uma fofa, bastante educada e muito humana, demonstrando seu lado mais "gente de verdade": o da pessoa que se cansa, que se esgota de trabalhar, que mal tem tempo para ver os pais mesmo estando na cidade deles! O lado menos glamour da correria de ser atriz. "E você faria tudo de novo?", pergunta Tiba. "Claro!" é a resposta de Guta. "Sem pestanejar!". Uma fofa mesmo!
Não deu para conhecer Curitiba como gostaria, nem de ver nenhuma peça de teatro (de novo), mas valeu por tudo. Pelas piadas com a equipe e pela união (sentimento muito família com essas pessoas!). Valeu pelo pé d'água com direito a granizo justamente na hora de fazer a matéria tão esperada de comportamento (que acabou não virando)... valeu por tudo. 

O que mais posso dizer! Um beijo pra Curitiba, e seus curitibanos, que mesmo sendo super "eurásia", com sua sociedade de biotipos europeus e japas, consegue ser brasileiríssima e mostrar o calor desta terra tão querida, mesmo debaixo de gelo!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito legal seu blog!Parabens!bjs
Participe do sorteio no meu tb:)

Unknown disse...

Obrigada Mily. Que bom que está gostando do blog! E boa sorte no sorteio! Participarei do seu também, hihihi... beijoks

Janaína Santos disse...

Que legal o post e a foto com a Guta!!!
Sou Curitibana, e apareça quando quiser!!!
Bjs