25 de set. de 2011

Color Blocking - de onde veio, onde está e como usar


"Composição" de Mondrian




 Color Blocking, ou bloco de cores, é a tendência em misturar cores vibrantes (sem estampas) em um mesmo look. Como uma tendência, ela não é uma novidade... podemos dizer que o Color Blocking já tinha dado seus primeiros sinais na moda, puxados por Ives Saint Laurem na década de 1960, quando trouxe essa mesma influência das Artes Plásticas; do Neoplasticismo de Mondrian que teve seu auge na década de 1940!




Gucci


Do movimento Neoplástico até os dias de hoje, algumas características ainda permaneceram, como o uso de blocos de cores sem misturas... contudo, na atualidade, o Color Blocking da moda não é rígido como o movimento artístico, que só permitia o uso de cores primárias. Hoje, vemos produções que combinam toda a cartela de cores, primárias, secundárias e terciárias em uma única produção.







 
Katy Perry, Rihanna e Elizabeth II
Mesmo não sendo uma tendência tão nova, o Color Blocking tem ganhado mais adeptos a cada estação. Celebridades como Katy Perry, Rihanna (que estiveram no Rock In Rio) ou mesmo a rainha Elizabeth II da Inglaterra, aparecem usando a tendência, adequando-a a seus próprios estilos.
 

Cartela de Cores
 
 Contudo, não é tão fácil usar cores vibrantes em um mesmo look; e ter consciência de como combinar as cores é muito importante, pois só assim você não corre o risco de ser confundida com um integrante do Restart, palhaço, nem de ser chamada de mastro de bandeira na rua... para isso vamos a algumas dicas preciosas:
Cores Complementares
1 - Use a cartela de cores: tirada da "Teoria das Cores" de Leonardo da Vinci, essa cartela nos mostra as cores primárias, secundárias e terciárias.
As primárias são as cores que se formam sem misturas. São elas: azul, vermelho e amarelo.
Secundárias são cores que se formam da mistura de duas primárias. São elas: laranja, verde e violeta.
Terciárias são formadas quando se mistura uma secundária e uma primária. Como exemplos temos o azul piscina, amarelo ovo ou verde-limão (Não confunda estas cores com as cores neons).


Cores análogas
Muita informação?! Que tal ficarmos com as cores primárias e secundárias para começar nosso look? Pelo uso da cartela de cores, vemos que se pode fazer um look de Color Blocking da seguinte forma:

-  Use cores complementares, ou cores que sejam opostas na cartela.
- Use cores análogas, ou cores que ficam lado a lado na cartela.

2 - Para dar um tom mais suntuoso à sua produção de Color Blocking, escolha peças feitas em tafetá, cetim ou seda.

3 - Se quiser fazer um look menos vistoso, opte por um tom neutro em conjunto à cor chocante. Por exemplo: se vai usar uma calça Laranja, combine com blusa branca... ou vice-versa.

4 - Os acessórios também formam o Color Blocking. Faixas, cintos altos, bolsas, sapatos... não deixe de lembrar-se deles. Você pode fazer uma produção somente com estes itens, sem ficar exagerado. Por exemplo: combine um vestido branco à uma maxi carteira azul e sapatos vermelhos... conseguiu visualizar?

5- Peças como o blazer ou a calça fuseau trazem equilíbrio ao look. Opte pela cor branca ou preta para estas peças.



É isso minha gente! Depois de mais de um mês sem escrever por aqui (e quase sufocando de tantas coisas para fazer) um "tutorial" de Color Blocking pra vocês arrasarem na primavera/verão! Beijos e espero que tenham gostado!

5 comentários:

Ana Lúcia Bahia disse...

Adooooooooro color blocking, apesar de não usar tanto. Tenho apostado mais nos acessórios para colorir o look! Acho liiiindo um cinto coloridão! Mas uso muito vermelho com azul... e azul com amarelo tbm... que, pelo que entendi, não são cores complementares e nem análogas! Ops, será que tô barangando por ai Lets? hahaha Bjos!!!!

Unknown disse...

Barangando nada Analú! Você pode misturar sem medo de ser feliz as cores primárias (amarelo, azul e vermelho). É só lembrar do Mondrian! =D

Gabi Soares disse...

Por enquanto eu ainda prefiro apostar nos acessórios, bolsas e calçados... hehehe.
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Gabi Soares disse...

Adoooro cores, e amo essa tendência.
Está rolando um sorteio luxo no blog em parceria com a Sigma Beauty, não deixe de participar.
Beeijo!

www.blogmundoparalelo.com

tuka sampaio disse...

Girl, seu blog tááá lindo! Tou seguindo ele, com certezaaaaa!
Gostaria de divulgar o meu blog, Ladies Diamond que tem um pouco de tudo rerlacionado a moda.
http://theladiesdiamond.blogspot.com/
Beijos de diamante!