19 de jul. de 2010

Geral no salão - Especial sobre escovas parte I


Olás queridos!

Nesta primeira parte do especial sobre técnicas de alisamento dos cabelos, vamos descobrir quais os tipos e as funções de cada uma. Veremos para que tipos de cabelos são mais indicados e uma média do tempo de duração. No final, vamos ter a receitinha que pode ser feita em casa, com o intuito de hidratar o cabelo (essa pode ser feita por quem já fez escovas, ou por quem só quer mesmo hidratar as madeixas).

Então sem mais delongas, porque essas dicas já estão sendo esperadas a um tempão! =D

OS TIPOS E AS TÉCNICAS

01 - Escova Inteligente: também conhecida por "escova francesa" ou "escova progressiva". Não possui formol, já que este produto foi proibido pela Anvisa, nem amônia. Ao invés destes ingredientes, a escova inteligente tem como princípio ativo o tioglicolato de amônia em uma porcentagem bem baixa. Em algumas versões, pode ter queratina hidrolisada e castanha-do-pará em sua fórmula, mas não é uma regra.
Sua principal qualidade é ser higiênica já que o produto não precisa ficar no cabelo por 3 dias sem lavagem. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, mesmo os tingidos ou com reflexos. Têm duração média de dois a três meses.

02 - Escova de Morango: ideal para todos os tipos de cabelos, inclusive os que contém qualquer química anterior. Sua fórmula possui queratina, proteínas da seda e seiva de morangos. Assim é uma escova rica em vitamina C, que promete revitalizar, fortalecer e deixar os cabelos sem o aspecto de quebrado ou espetado. Sua duração média é de dois meses.

03 - Escova de Leite: Não é livre para todos os tipos de cabelos! As madeixas que já foram tingidas precisam passar por um teste antes da aplicação para avaliar se a tinta e a fórmula da escova são compatíveis. Sua composição leva proteínas, vitaminas e sais minerais retirados do leite, o que garante a hidratação dos fios. A duração média é de 2 a 3 meses.

04 - Escova de Cana-de-açúcar: livre para todos os tipos de cabelos, a escova de cana-de-açúcar tem uma fórmula enriquecida com aminoácidos da cana, queratina e polímeros de silicone o que garante um resultado liso e a reparação dos cabelos danificados. Promete ainda deixar os cabelos mais macios e brilhantes. Duração média de 3 meses.

05 - Escova de Chocolate: ideal para quem quer reduzir o volume dos fios, mas não é indicado para quem tem problemas como seborréia ou cabelos muito oleosos, pois a aplicação desta escova poderá agravar tais problemas. Sua fórmula possui extrato de cacau, cafeína, e tioglicolato de amônia, o que garante os fios lisos e sem volume. Duração média de 2 a 3 meses.

06 - Escova de Chocolate Branco: ótimo para cabelos claros. Sua fórmula possui proteínas da manteiga do cacau, o que resulta em menor ressecamento e perda de água dos fios. Protege contra os efeitos de altas ou baixas temperaturas, podendo portanto utilizar secadores e finalizadores para fazer penteados. Duração média de 2 a 3 meses.

07 - Escova Japonesa ou Definitiva: é a escova que deixa os cabelos lisos e que não retornarão ao formato original. É indicada para cabelos muito crespos. Esta técnica exige retoques a cada 4 ou 5 meses e sua fórmula leva o tioglicolato de amônia em quantidades maiores que nas outras escovas. Como sua fórmula é química, não permite (de jeito nenhum!) outros processos químicos nos fios, como tingimento. Duração: permanente, porém exige retoques.

Nenhum comentário: