24 de mar. de 2010

Receitas para PÉS ressecados e rachados


Olá meninas, a pedidos vou caprichar nessas dicas para os pés. Eu testei o esfoliante caseiro. Achei bom o resultado, a pele fica bem macia. Mas é preciso ser feito religiosamente uma vez por semana. Caso contrário, o efeito de pele macia começa a desaparecer... natural né meninas, por isso as pessoas chamam os tratamentos de "rotina"...
Vou postar junto uma receita para pés ressecados e rachados, mas esta eu NÃO testei, pois não sofro com as rachaduras... só com o "cascão" mesmo, que resolvo com a boa e velha lixa.
Um lembrete garotas: quem tem pés rachados nos calcanhares, não deve submetê-los à lixa, esta retirará sim as células mortas, mas jogará pele morta para dentro das rachaduras, o que pode agravar o quadro causando uma contaminação ou mesmo uma inflamação. O melhor a fazer neste caso é hidratar, hidratar e hidratar; de preferência à noite, antes de dormir.

Vamos ao que interessa!

Esfoliante caseiro para pés ressecados

Este esfoliante é ótimo e super fácil de ser feito. O processo deve se dar semanalmente para obter melhores resultados. A esfoliação dá espaço para as novas células, retirando as mortas, o que deixa a pele mais fina. Por isso é importante hidratar os pés após este procedimento. Dê preferência aos hidratantes sem cheiro: como os pés são uma área normalmente coberta pelos sapatos e meias, existe a possibilidade do hidratante com cheiro ser um catalisador para o chulé! O uso do protetor solar só será indicado quando for calçar sapatos abertos, como sandálias ou chinelos.

Você vai precisar de:
- uma colher (sopa),
-açúcar cristal
-mel
- pires.

Preparo e aplicação:
Coloque 2 colheres (sopa) de mel em um pires e misture com 4 colheres (sopa) de açúcar. Massageie todo o pé, entre os dedos e na superfície com movimentos mais suaves; já nas solas tenha movimentos mais vigorosos. Em seguida lave os pés e depois enxugue-os bem. Passe um creme hidratante sem cheiro.

Receita para pés recessados e calcanhares rachados:

Esta é uma receita bastante conhecida. Entretanto, pelos ingredientes que ela contém, faça um teste de alergia, principalmente com a água oxigenada, para não ter irritação na pele que já é super sensível por estar rachada. Caso não tenha resultados e o problema com as rachaduras continue, procure um podólogo ou um dermatologista.

Você vai precisar de:
- uma colher (sopa)
- 10 comprimidos de melhoral adulto
- 1 vidro de água oxigenada cremosa a 20 volumes (usada para tingir cabelos)
- 1 vidro de glicerina líquida (se compra em farmácias)
- 10 colheres (sopa) de hidratante sem cheiro.
- recipiente limpo e com tampa.
- plástico filme
- par de meias limpas

Preparo e aplicação:
Com a ajuda de um mixer ou liquidificador, misture os ingredientes até que fiquem homogêneos.
Coloque no recipiente previamente higienizado e que contenha tampa. Esta receita não deve ser guardada por muito tempo, pois a água oxigenada oxida rapidamente, então tente fazer a receita para ser usada no máximo por 15 dias. Após este período, renove toda a receita.
Passe o creme resultante da mistura dos ingredientes por todo o pé e calcanhar (de preferência a noite) diariamente, por pelo menos 10 a 15 dias. Use meias para manter o creme por mais tempo nos pés.
Para potencializar os efeitos, você pode cobrir os pés com filme plástico e então calçar as meias.

Esta receita promete a melhora dos pés pela hidratação profunda. O melhoral é usado como anti-inflamatório e também diminui a dor (da qual muita gente reclama). A água oxigenada atua combatendo infecções, frieiras e fungos. A glicerina líquida atua como hidratante e mantêm a pele umidecida.

Volto a dizer que se o problema persistir, você deve procurar um podólogou ou um dermatologista.

Nenhum comentário: